10 de mai. de 2012

Desabafo


Hoje tive a prova de que muitos caras que não nasceram em berço de ouro simplesmente creem que a realidade em que vivem (e que nós vivemos de forma geral), a desigualdade que torna a vida de uns tão diferente da de outros é a realidade à qual foram destinados.

E já ouvi de algumas pessoas comentários do tipo "isso não vai mudar, sempre foi assim e sempre vai ser".
Claro, nada muda de uma hora pra outra mas algumas coisas que afligiam essas pessoas hoje já foram amenizadas, afinal, como mesmo tu comprou esse celular touch screen? Não foi no governo do FHC ou da Yeda.

Mas voltando: além de muitos não crerem em uma luz no fim do túnel, sentem-se prejudicados, por exemplo, por uma passeata de sindicato acabar trancando o trânsito. De certa forma é chato, mas se formos pensar, é com atitudes como essa - que alguns grupos tomam - que consegue-se pressionar o governo para melhorias nas condições trabalhistas. Certamente seu salário não vai aumentar do nada, ou sua carga horária diminuir.

Nesse contexto (que aconteceu hoje, mas que sempre se repete) vi um cara de estilo rapper criticar a passeata: "Trabalhei o dia todo e na hora em que todo mundo tá voltando pra casa esses caras vêm fazer passeata, são muito vagabundos, em vez de trabalhar! Tinham que ser despedidos mesmo!". Esse discurso é inválido quando a pessoa que o manifesta é prejudicada também pelo próprio discurso. É só pensar: se os sindicalistas fizessem a passeata de madrugada, como já ouvi um cobrador de ônibus sugerir, de que adiantaria? Trancar o trânsito, prejudicar o funcionamento da cidade para chamar atenção do governo para sua causa é fundamental e, como já disse, essa causa só traz benefícios para os trabalhadores, inclusive para o cara que falou isso.

Além disso, esse discurso hipócrita do sujeito - acredito que ele seja do movimento hip hop, um movimento que luta por mudança e por igualdade social - me soa meio fora da realidade. A única coisa que me faz crer que ele possa gostar de rap mas ao mesmo tempo tenha um discurso reacionário (contra a revolução, a mudança) é a possibilidade desse sujeito "sofrer gravemente" de ignorância.

Não dá pra baixar a cabeça e aceitar injustiça, é preciso muita luta pra tudo mudar. Não permitamos que sacanas e aproveitadores caguem na nossa cabeça. Não dá pra se contentar até que seja contentável.

Pronto, desabafei.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, Gabriel.
    Concordo contigo, é preciso a comoção pública, a organização em busca dos direitos. Infelizmente vivemos um momento de letargia social, na qual as pessoas buscam apenas a vantagem própria e não se dão conta de que no coletivo os ganhos seriam maiores.
    Sou leitor do blog e seria interessante vê-lo mais vezes por aqui.

    ResponderExcluir